Equipamento de proteção pessoal, comumente chamado de “EPI”, é um equipamento usado para minimizar a exposição a perigos que causam lesões e doenças graves no local de trabalho. Essas lesões e doenças podem resultar do contato com riscos químicos, radiológicos, físicos, elétricos, mecânicos ou outros perigos no local de trabalho. O equipamento de proteção pessoal pode incluir itens como luvas, óculos e sapatos de segurança, tampões ou abafadores para os ouvidos, chapéus duros, respiradores, ou macacões, coletes e ternos de corpo inteiro.
O que pode ser feito para garantir o uso adequado do equipamento de proteção pessoal?
Todo equipamentos de proteção individual deve ser projetado e construído com segurança, e deve ser mantido de forma limpa e confiável. Ele deve se adaptar confortavelmente, incentivando o uso do trabalhador.
Se o equipamento de proteção pessoal não se encaixar adequadamente, ele pode fazer a diferença entre estar coberto com segurança ou exposto perigosamente.
Quando a engenharia, a prática de trabalho e os controles administrativos não são viáveis ou não oferecem proteção suficiente, os empregadores devem fornecer equipamento de proteção pessoal a seus trabalhadores e garantir seu uso adequado.
Os empregadores também são obrigados a treinar cada trabalhador obrigado a usar equipamento de proteção pessoal para saber:
- Quando for necessário
- Que tipo é necessário
- Como colocá-lo, ajustá-lo, usá-lo e tirá-lo corretamente
- As limitações do equipamento
- Cuidados adequados, manutenção, vida útil e descarte do equipamento
Se EPI for usado, um programa de treinamento EPI deve ser implementado. Este programa deve abordar os perigos presentes; a seleção, manutenção e uso de EPI; o treinamento de funcionários; e o monitoramento do programa para garantir sua eficácia contínua.
Manutenção de Equipamento de Proteção Pessoal
Os EPI equipamentos devem ser devidamente cuidado e armazenado quando não estiver em uso, por exemplo, em um armário limpo e seco. Se for reutilizável, deve ser limpo e mantido em boas condições.
Pense sobre:
- Usando as peças de reposição corretas que correspondem ao original, por exemplo, filtros de respirador
- Manter EPI de reposição disponível
- Quem é responsável pela manutenção e como isso deve ser feito
- Ter um estoque de roupas descartáveis adequadas que sejam úteis para trabalhos sujos, onde os custos de lavanderia são altos, por exemplo, para visitantes que precisam de roupas de proteção
Os colaboradores devem fazer uso adequado do EPI e relatar sua perda ou destruição ou qualquer falha nele.
Monitore e analise
- Verifique regularmente se o EPI é usado. Se não for, descubra por que não
- Os sinais de segurança podem ser um lembrete útil de que o EPI deve ser usado
- Tome nota de quaisquer mudanças em equipamentos, materiais e métodos – você pode precisar atualizar o que você fornece
0 Comentários