O pensamento negativo é um problema muito mais comum do que você imagina. Muitos de nós experimentamos todos os dias. É por isso que é importante entender o que são, de onde vêm e como você pode superá-los.
Pensamentos negativos são os pensamentos que temos que nos levam a adotar pontos de vista pessimistas. O pensamento negativo nos leva a focar nos piores aspectos ou resultados possíveis de uma determinada situação, em vez dos positivos.
Esse pensamento negativo pode nos levar a experimentar uma grande quantidade de estresse, preocupação e tristeza, desde que continuemos adotando esses padrões de pensamento.
Aqui estão alguns exemplos de alguns padrões comuns de pensamento negativo:
Não vou tentar perseguir meus sonhos porque sei que apenas algumas pessoas conseguem. Eu não vou ser uma dessas pessoas, então por que se preocupar em tentar?
Eu adoraria assumir um novo papel no trabalho, mas vou ser capaz de lidar com isso? Se eu tentar e falhar, as pessoas podem me ver apenas como um fracasso. Isso poderia tornar minha vida no trabalho mais difícil e menos satisfatória.
Eu gostaria de poder fazer apresentações como essa pessoa. Mas não sou bom em falar em público e isso me assusta. Eu acho que simplesmente não estava escrito nas estrelas para mim. Não é uma das minhas habilidades e não consigo superar meu medo.
Se você pode se relacionar com algum desses pensamentos, então este artigo pode ser exatamente o que você está procurando.
O que causa o pensamento negativo?
O pensamento negativo é principalmente resultado do medo.
Ninguém gosta de sentir medo e muito poucos de nós gostam de enfrentar nossos medos. Mas o medo é a fonte do nosso pensamento negativo. O medo nos paralisa e nos impede de perseguir as coisas que realmente queremos na vida, enquanto tentamos evitar resultados negativos.
Para muitos, um grande problema é o medo do desconhecido . Quando não sabemos, ou não podemos prever o resultado de uma situação, escolhemos jogar pelo seguro. Isso geralmente nos leva a adotar um ponto de vista pessimista.
Embora esse pensamento negativo possa nos permitir evitar nossos medos, como impedir que tenhamos de subir ao palco e fazer um discurso, ele nos impedirá de alcançar todo o seu potencial. A longo prazo, isso geralmente leva a uma maior insatisfação e mais arrependimento do que adotar um ponto de vista mais otimista e correr o risco de buscar pensamentos mais positivos.
É por isso que é tão importante tomar consciência do que nos assusta e impedir que isso afete negativamente nossas mentes dessa maneira.
Então, existem pensamentos negativos comuns que as pessoas têm? Este é um conceito difícil, porque cada um de nós é único. Isso significa que uma situação que pode levar um indivíduo a se envolver em pensamentos negativos pode realmente levar uma pessoa diferente a adotar uma abordagem de pensamento positivo.
Por exemplo, considere que temos duas pessoas. Um passou a vida inteira treinando para ser atleta e nunca estudou um dia na vida, enquanto o outro indivíduo passou a vida inteira estudando e nunca se exercitou uma vez.
Se tivéssemos esses dois competindo em um evento atlético, quem você acha que teria mais chances de adotar um padrão positivo de pensamento? Da mesma forma, se tivéssemos esses dois competindo em um evento, quem teria mais chances de adotar um padrão de pensamento positivo?
Meu argumento aqui é que o que causa pensamento negativo em alguém é subjetivo . Vai variar.
Dito isto, existem alguns medos comuns, então aqui estão alguns dos pensamentos negativos mais comuns:
Eu não sou bom o suficiente para atingir esse objetivo, então acho que não faz sentido nem tentar. Além disso, se eu tentar e falhar, as pessoas podem pensar que eu sou um fracasso.
Eu não poderia ser tão bom quanto ele, são naturalmente talentosos. Mesmo se eu trabalhasse duro, não seria tão bom. Infelizmente, não tenho o que é preciso.
Eu queria ser tão bonito quanto aquelas estrelas e modelos de cinema. Então as pessoas gostariam de mim e eu seria super popular.
Como parar o pensamento negativo
Encontrar maneiras de desafiar o pensamento negativo não é fácil, nem simples. É preciso um planejamento cuidadoso, paciência e uma boa quantidade de esforço para realmente dominar sua mentalidade. No entanto, encontrar maneiras que permitam superar seu pensamento negativo é realmente satisfatório.
Curiosamente, ao tentarmos superar nossos padrões de pensamentos negativos, o próprio pensamento negativo pode impedir nosso progresso. Novamente, precisamos ser pacientes e manter uma mentalidade positiva . Vida desenvolvendo qualquer habilidade, isso levará tempo e prática.
O primeiro passo para superar o pensamento negativo é entender seus pensamentos, o que desencadeia o pensamento negativo para você – é uma pessoa, um lugar, uma certa experiência? Tome nota deles. Essas idéias nos permitirão reconhecer padrões de pensamentos negativos em nossas vidas.
O próximo passo é começar a estabelecer um plano que o ajude a combater seu pensamento negativo nessas circunstâncias. Depois de criar um plano que acha que funcionará para você, é hora de testá-lo.
Então, será apenas um processo contínuo de ajustar esse plano à medida que você avança para descobrir quais estratégias melhor o ajudam a superar seu pensamento negativo.
Aqui estão 7 maneiras poderosas que você deve começar a tentar:
1. Não tente parar completamente seus pensamentos negativos
Tenho certeza que você já ouviu o ditado de que o que você focaliza se torna sua realidade. Esta é a ideia por trás do meu próximo ponto.
Se você passa a maior parte do tempo pensando em como parar seus pensamentos negativos o tempo todo, em que você acha que seu foco estará? Seus pensamentos sempre estarão em seus pensamentos negativos, é claro! Isso só aumentará sua ansiedade e fará você se sentir pior.
Quanto mais você se concentrar no seu pensamento negativo, maior a probabilidade de influenciar você e seu funcionamento diário. Seu objetivo, portanto, não deve ser eliminar completamente seus pensamentos negativos, mas ser capaz de reconhecê-los com mais eficiência, para que você possa combatê-los quando eles surgirem!
Simplesmente dizer que você nunca terá um pensamento negativo não o ajudará a superar seu pensamento negativo.
Só pode servi-lo como uma estratégia de curto prazo. Isso ocorre porque, independentemente de quanto você tente, em algum momento você terá pensamentos negativos. E se você não tiver tempo para desenvolver seus sistemas para superar esse pensamento negativo, ele começará a tomar conta de você.
2. Entenda seus estilos de pensamento
Se você consegue entender seus pensamentos, é possível começar a controlar os resultados que eles estão tendo em você.
Portanto, reserve um momento para avaliar como você pensa agora. Você costuma ser otimista ou adota um ponto de vista mais negativo? Você aborda situações positiva ou negativamente? Esses são os tipos de perguntas que você pode fazer a si mesmo para ajudar a esclarecer um pouco seus estilos de pensamento.
Se você determinou que tem uma abordagem negativa ao seu estilo de pensar, pense no porquê disso. Você costuma adotar pensamentos negativos em certas situações em detrimento de outras? Existe um evento, situação, pessoa ou local específico que desencadeia um pensamento negativo para você de forma consistente?
Depois de identificar a fonte do seu pensamento negativo, o próximo passo é começar a elaborar um plano para resolver o problema!
3. Desafie seus pensamentos negativos
Depois de identificar seus pensamentos negativos comuns, tente encontrar maneiras de começar a desafiá-los.
Pergunte a si mesmo se os pensamentos que você está tendo são realistas. São representações verdadeiras da situação? Ou seus medos e abordagens negativas estão exagerando seus pensamentos negativos?
Você apoiaria o pensamento se alguém o tivesse? Por exemplo, se o seu amigo mais próximo dissesse que nunca seria bom o suficiente para conseguir a próxima promoção, você apoiaria esse pensamento? Ou você gostaria de lembrá-los de como eles são ótimos?
Comece a usar essas estratégias para o seu próprio pensamento também. Não dê um passe livre para seus pensamentos negativos.
4. Libere seu julgamento
É apenas a realidade de ser humano que todos fazemos suposições, temos preconceitos e julgamos os outros com base em nossas experiências. É um dos fundamentos para fenômenos como estereótipos e discriminação. Mas essa comparação de nós mesmos com os outros também pode servir como um método através do qual nos colocamos para baixo.
Quando estabelecemos metas para nós mesmos, tendemos a olhar para as pessoas que já atingiram essas metas. Olhamos e pensamos em quanto eles são melhores do que nós. Por que eles foram capazes de alcançar esse objetivo e por que nunca seremos capazes? Esses pensamentos negativos correm e nos arrastam para baixo.
Portanto, tente deixar de lado esses tipos de julgamentos em que você se compara aos outros. Você se sentirá livre quando finalmente conseguir isso.
A melhor maneira de encontrar isso é começar a refletir mais conscientemente sobre o seu pensamento. Reconheça onde esse pensamento negativo deriva de dentro de você, que estereótipos, suposições e preconceitos você está permitindo gerar esses pensamentos negativos em sua vida. Em seguida, encontre maneiras de alterar essa linha de pensamento.
5. Aprenda a lidar com as críticas
Embora não haja absolutamente nada de errado em se levantar e se defender em determinadas situações, todos podemos trabalhar para ser melhores receptores de críticas, especialmente quando elas servem a propósitos construtivos.
Muito pensamento negativo pode ocorrer quando alguém nos critica. Começamos a focar apenas nas coisas negativas que eles disseram. Criamos razões pelas quais não somos bons o suficiente. Isso é algo que pode ser facilmente evitado, aprendendo a lidar com as críticas.
Uma das maneiras pelas quais pude fazer isso é encarar as críticas como oportunidades, e não como deficiências. Se alguém diz que minha escrita não tem emoção, isso não significa que sou um escritor ruim, significa simplesmente que preciso me concentrar nesse aspecto da minha escrita para desenvolvê-la ainda mais.
Essa crítica me proporcionou a oportunidade de me tornar um escritor melhor.
6. Concentre-se em seus pontos fortes
Tenho certeza de que, se você refletir por um momento nos comentários que lembra das pessoas que fizeram sobre você, a maioria é negativa.
Isso ocorre porque, como seres humanos, tendemos a nos concentrar nos negativos e negligenciar os aspectos positivos de nossa vida.
Nós nos debruçamos sobre nossos erros e deficiências enquanto deixamos de lado nossos sucessos e traços positivos.
Portanto, tente mudar seu foco. Isso pode ajudar bastante a superar seu pensamento negativo. Quanto mais você muda o foco de sua mentalidade para coisas positivas em sua vida, mais fácil será para você pensar e agir de maneira positiva!
Tente escrever algumas coisas positivas sobre si mesmo agora como um exercício. Da próxima vez que você pensar negativamente sobre si mesmo, retire essas afirmações positivas ou escreva algumas novas!
7. Procure apoio profissional quando necessário
A última coisa que mencionarei sobre o pensamento negativo é que você nunca deve, em nenhum momento, sentir a necessidade de assumir tudo sozinho.
Se o seu pensamento negativo a qualquer momento se tornar avassalador ou começar a interferir em suas atividades diárias, reconheça que você pode precisar de ajuda para conquistá-lo. Não hesite em procurar apoio, se achar que precisa. Há toneladas de pessoas dispostas e ansiosas para ajudá-lo.
Estes apoios mudam vidas. Portanto, se você sentir que pode se beneficiar deles, aproveite-os!
Conclusão
O pensamento negativo não é nada a que alguém deva estar continuamente sujeito. Você merece ser feliz.
Compreender a raiz do pensamento negativo é o primeiro passo para superá-lo. Portanto, use as estratégias mencionadas acima e pare de deixar que esses pensamentos o impeçam de seguir em frente!
0 Comentários