Marketing de conteúdos é uma abordagem de marketing estratégico que envolve a criação e distribuição de uma variedade de conteúdo, geralmente online.
Os objetivos do marketing de conteúdo são atrair, envolver, entreter, informar e converter clientes em potencial, fornecendo-lhes conteúdo relevante e valioso.
O bom marketing de conteúdo também aumenta a fidelidade e a retenção de clientes.
Porque é importante o marketing de conteúdos?
O marketing de conteúdo também pode ajudar o seu negócio com o seguinte:
- Educar os seus contatos e perspectivas sobre os produtos e serviços que oferece.
- Impulsionar as conversões.
- Construa relações entre os seus clientes e o seu negócio que resultem num aumento da lealdade.
- Mostre ao seu público como os seus produtos e serviços resolvem os seus desafios.
- Crie um sentido de comunidade em torno da sua marca.
- Agora vejamos os vários tipos de marketing de conteúdos.
Tipos de Marketing de Conteúdos
Existem muitos tipos de marketing de conteúdos que poderá optar por incorporar na sua estratégia – aqui estão alguns dos mais comuns:
1. Social Media Marketing
Com mais de 3,6 mil milhões de utilizadores globais dos meios de comunicação social, é fácil compreender porque é que tantas empresas investem no marketing dos meios de comunicação social. Existem várias plataformas (por exemplo, Facebook, Instagram, Pinterest, LinkedIn, Twitter) para trabalhar e várias formas de criar e partilhar conteúdo em cada uma delas (por exemplo, fotos, vídeos ao vivo, vídeos pré-gravados, histórias).
2. Marketing de conteúdos infográficos
Os infográficos apresentam o conteúdo, informação e dados num formato gráfico de fácil compreensão. Com uma mistura de palavras simples, declarações curtas, e imagens claras, os infográficos são uma óptima forma de comunicar eficazmente o seu conteúdo. Funcionam bem se estiver a tentar destilar um tópico educativo e/ou complexo para que todos os membros da audiência o possam compreender.
3. Marketing de conteúdo de blog
Os blogues são um tipo poderoso de conteúdo de entrada e permitem muita criatividade em termos da sua finalidade e tema. Com um blog, é possível fazer coisas como promover outros conteúdos internos e externos e artigos de blog através de links, adicionar botões de partilha social, e incorporar informações sobre produtos.
4. Marketing do conteúdo do podcast
Num inquérito de 2020, verificou-se que 37% dos adultos norte-americanos ouviram um podcast no último mês. Por esta razão, muitas empresas e meios de comunicação social começaram a criar e a partilhar os seus próprios podcasts.
Os podcasts permitem muita criatividade uma vez que podem ser sobre qualquer tópico de escolha. Além disso, determinam outros fatores relacionados com o podcast, tais como a cadência dos episódios, quem está no podcast, onde se publicita o podcast, e quanto tempo são os episódios.
5. Marketing do conteúdo de vídeo
De acordo com pesquisas, mais de 50% dos consumidores dizem querer ver vídeos das marcas com as quais interagem. Além disso, o vídeo marketing pode impulsionar as conversões, melhorar o ROI, e ajudar a construir relações com os membros da audiência. Pode optar por partilhar o seu conteúdo vídeo em plataformas de redes sociais, páginas de destino, ou no website de um co-marketer.
6. Marketing de conteúdo de anúncios pagos
Os anúncios pagos podem ajudá-lo a alcançar uma vasta audiência e permitir-lhe posicionar-se em todos os locais que deseja ver – os anúncios pagos são especialmente benéficos quando emparelhados com o marketing de entrada. Há muitos lugares onde pode partilhar anúncios pagos, incluindo nos meios de comunicação social, páginas de destino, banners, e conteúdos patrocinados.
Confira também o nosso artigo sobre 10 Estratégias Para Gerar Mais Vendas Online.
Marketing de conteúdo marketing para e-commerce
Quando bem feito, o marketing para e-commerce é uma excelente ferramenta para as empresas. Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre marketing de conteúdo para empresas.
Que tipos de negócios o marketing de conteúdo pode ajudar?
O marketing de conteúdo pode ajudar uma ampla variedade de empresas. Não importa o tamanho do seu negócio, o setor em que opera ou onde está baseado. Se você deseja aumentar as conversões, aumentar o conhecimento da marca e construir confiança, o marketing de conteúdo pode ajudá-lo a atingir seus objetivos de negócios.
Minha empresa precisa de uma estratégia de marketing de conteúdo?
Se você deseja aumentar as vendas e as conversões, direcionar mais tráfego de alta qualidade para o seu site e construir confiança e fidelidade do cliente, você certamente se beneficiaria com uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Para atingir seus objetivos, sua estratégia deve ser robusta, confiável, bem pensada e projetada com seu público-alvo em mente. Mais sobre isso mais tarde.
Conclusão
O marketing de conteúdo pode parecer um pouco intimidante no inicio. Mas desde que você reserve um tempo para pensar sobre seus objetivos, quais são suas mensagens principais, o que impulsionará as vendas e conversões, quais formatos são mais relevantes e úteis para seu público e talvez o mais importante, o que seus clientes precisam de você e de seus produtos e serviços
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