Saiba como lidar com sua ansiedade em seu trabalho. Segundo o Instituto Americano de Estresse, aproximadamente 83% dos trabalhadores americanos sofrem de estresse relacionado ao trabalho.
Parte desse estresse pode ser de moderado a leve, enquanto outras vezes o estresse pode levar a problemas mais complexos, como depressão, ansiedade e outras formas de doença mental.
O americano médio está assumindo mais responsabilidades agora do que nas gerações anteriores, por isso não é uma surpresa que a ansiedade do trabalho apareça.
Se não tratada, pode se transformar em doenças físicas e mentais que podem impedir você de viver sua melhor vida.
Como a ansiedade afeta seu trabalho?
Antes de podermos mergulhar em como a ansiedade afeta o seu ambiente de trabalho, precisamos primeiro detalhar o que é a ansiedade no corpo físico.
A ansiedade é a resposta natural do seu corpo ao estresse. Quando você se depara com situações novas e desconhecidas, podem surgir sentimentos normais de medo ou apreensão. No nível físico, as palmas das mãos podem começar a suar mais e o pulso e a respiração irão acelerar.
Você também pode perceber mudanças no nível mental, particularmente na dificuldade em manter seus pensamentos na tarefa . Isso geralmente é evidente nos momentos em que você precisa fazer uma apresentação: você já perdeu a linha de pensamento quando os olhos de todos se voltaram para você?
É bastante normal. Isso ocorre porque a ansiedade entra com força total e as reações físicas assumem o controle. Essencialmente, a mente se desliga, como se seus disjuntores internos explodissem.
Como os sintomas da ansiedade no trabalho são muito físicos, torna-se difícil permanecer na tarefa ao trabalhar. Seu corpo começa a redirecionar a mente para longe daquilo que deveria estar trabalhando e para as preocupações que disputam sua atenção.
Este é um mecanismo típico de resposta de luta ou fuga , primordial . Contamos com esse código de sobrevivência para nos ajudar em situações em que nossa sobrevivência real pode estar ameaçada.
No entanto, no trabalho, esse mecanismo não nos serve. De fato, cria mais problemas, preparando o corpo para responder a tensões e ameaças percebidas de maneira hiperativa .
Pense em um momento em que você estava sobrecarregado com prazos e projetos no trabalho. Você provavelmente experimentou uma dose pesada de ansiedade no trabalho.
Você também pode ter experimentado sintomas e tensões de medo por não ter tempo suficiente para terminar tudo ou por não atender às expectativas de seu chefe.
Ao sentir ansiedade no trabalho, você pode ter problemas para se concentrar no seu trabalho, mesmo quando está motivado a fazê-lo. Você também pode pular de uma tarefa para outra e ter dificuldade em se estabelecer para ver um projeto até a conclusão.
Seu comportamento inquieto pode afetar outras pessoas da sua equipe ou do seu departamento. Isso é mais uma evidência para mostrar que a ansiedade de uma pessoa não está localizada apenas na experiência dela: sua energia afeta as energias das outras pessoas ao seu redor.
Quando essas ansiedades e emoções baseadas no medo atingem seu pico, elas podem agir como uma bomba-relógio. Normalmente, vemos isso como funcionários sobrecarregados com o trabalho “voando fora do controle” ou sucumbindo à agressão, a fim de liberar sua ansiedade.
Como resultado, não apenas seu trabalho sofre, mas também seus relacionamentos profissionais.
Como lidar com a ansiedade no trabalho
Agora que sabemos o que é a ansiedade no trabalho e como ela se apresenta, podemos descobrir como impedi-la de nos tornar infelizes no trabalho.
Felizmente, para muitos de nós, a ideia de um equilíbrio entre vida profissional e pessoal não é mais um assunto tabu.
Cada vez mais empregadores aderem para garantir que o ambiente de trabalho seja justo, equilibrado e propício à saúde.
Com tudo isso em mente, no entanto, ainda é imperativo que você encontre o que funciona para você. A ansiedade pode se apresentar quando você menos espera, e ainda pode aparecer, mesmo que você tenha se esforçado para mantê-la à distância. Lembre-se de que sua saúde mental é uma jornada contínua.
Abaixo estão algumas dicas para ajudá-lo a obter clareza sobre como lidar efetivamente com a ansiedade no trabalho.
Lidar com a ansiedade no trabalho
1. Faça pequenas pausas durante o dia
É fácil ser sugado para a rotina diária. Frequentemente, mergulhamos em e-mails e fazemos chamadas telefônicas imediatamente ao acordar, ou trabalharemos durante o intervalo para o almoço.
No entanto, fazer pausas durante o dia é essencial. Eles permitem que você se desconecte da sua tarefa por um breve momento, para dar ao seu cérebro um descanso e redefinição muito necessários.
Considere definir um cronômetro no telefone ou no computador para disparar a cada hora. Quando isso acontecer, faça uma rápida caminhada pelo escritório ou saia se tiver mais tempo.
Faça algo diferente do trabalho: envie uma mensagem para um amigo, ouça sua música favorita ou simplesmente feche os olhos e medite por alguns minutos. A redefinição o ajudará a reduzir a ansiedade antes que ela ocorra sobre você.
2. Troque seu café por algo mais leve
Embora sua xícara de café possa ser seu elixir mágico para aumentar sua produtividade, também fará com que você caia durante o dia de trabalho.
Embora você não queira cortar café por completo, você pode complementar sua hidratação. Alcance um pouco de água. Encha sua garrafa reutilizável favorita e talvez adicione um pouco de limão para raspas.
O limão também é ótimo para desintoxicar o corpo e regular o metabolismo e os níveis de pH intestinal.
Você também pode mudar para chá ou sucos com baixo teor de açúcar que fornecem mais energia ao longo do dia.
3. Certifique-se de ter um sono de qualidade à noite
Esta é realmente a joia de lidar com a ansiedade no trabalho. O sono é geralmente uma atividade subestimada, mas é muito importante e está diretamente correlacionada aos seus níveis de produtividade e energia pela manhã.
A falta de sono de boa qualidade tem sido associada à ansiedade, pois causa hiperatividade e inquietação, o que impede que você se concentre no seu trabalho de maneira eficaz. Ao se preparar para dormir, verifique se você está tranquilo a qualquer momento da tela e se está descansando pelo menos 7-8 horas.
4. Peça ajuda
Se você estiver se sentindo sobrecarregado e enterrado com trabalho, entre em contato com seus gerentes ou colegas de trabalho.
Muitas vezes, apenas falar sobre como você está se sentindo pode ser uma porta de entrada para resolver o problema. Muitos funcionários podem hesitar em abordar seus chefes e, em vez disso, aceitam sua carga de trabalho ou ambiente como normal.
É vital que você ajude a desafiar o estereótipo e a falar quando sua saúde estiver sendo comprometida pelo seu trabalho.
Dessa forma, você também pode abrir a porta para que outras pessoas se sintam confortáveis em compartilhar. Isso não apenas prejudica a saúde mental e o tratamento da ansiedade, mas também coloca mais importância em manter um sólido equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
5. Estabeleça prazos honestos
Torne-se mais prático nos prazos de trabalho que você define para si ou concorda. Idealmente, todos gostariam de poder fazer tudo o mais rápido possível. No entanto, existem apenas tantas horas no dia.
Você deve estabelecer limites em torno do que podemos e do que não podemos assumir. A ansiedade no trabalho realmente atinge o pico quando dizemos sim a tudo e depois percebemos que não podemos concluir tudo.
Para impedir que isso se manifeste, comece a traçar seus limites em torno do trabalho que você deseja fazer. Não há problema em dizer não, e isso não faz de você um funcionário preguiçoso ou improdutivo.
Em vez disso, torna você quem está trabalhando de maneira mais inteligente, e não mais.
Conclusão
A ansiedade é a maneira do nosso corpo reagir ao estresse. Um dos lugares mais comuns em que vivenciamos o estresse está no trabalho.
Confira nosso artigo sobre 17 Tipos de Trabalhos Online em Casa Que Realmente Valem a Pena.
Entre prazos de malabarismo, projetos e pessoas, pode ser impressionante concluir e se destacar em tudo o que colocamos em nosso prato. É aqui que a ansiedade ocupa o banco da frente, mas você pode recuperá-lo.
Ao traçar limites em torno do que você está disposto e capaz de realizar, evita que você desça em espiral na toca do coelho do trabalho estressante.
Ao mesmo tempo, explorar recursos de melhor sono e nutrição mais rica permitirá que você lide com qualquer ansiedade que surgir com uma perspectiva mais clara.
Embora a ansiedade pode sentir incapacitante, não são ferramentas à sua disposição que lhe trará de volta ao alinhamento com você mesmo e seu trabalho.
0 Comentários