Na vida moderna, é cada vez mais difícil desligar o trabalho. A tecnologia agiliza a vida e abre novas oportunidades, mas não reduz nossas cargas de trabalho.
Agora, muitos funcionários acham difícil desativar quando os e-mails continuam aparecendo em seus smartphones. A batida no efeito aqui é menos tempo gasto com a família.
Como você interrompe essa tendência e adota algum tempo de inatividade tão necessário? Temos algumas dicas úteis para você, para que você não deixe o trabalho ter prioridade sobre o tempo que passa com a família.
1. Desligue seus dispositivos
A pressão sobre os funcionários modernos é enorme, o que torna tentador continuar trabalhando por muito tempo após o término das 17h. Obviamente, a maioria dos funcionários não é paga por essa hora extra.
Trabalhar constantemente é uma perda de saúde. Você só precisa de um tempo para se recuperar. Também o tornará mais eficaz no trabalho. Assim que voltar para casa, desligue seus dispositivos. Afaste-se do trabalho e converse com sua família, desfrute de alguns hobbies e relaxe.
Isso pode ser difícil se você estiver acostumado a enviar e-mails às 23:30. Portanto, condicione-se gradualmente para fazer essa mudança acentuada. Isso deve se tornar parte de sua rotina.
Ao longo de algumas semanas, você passará a ter atividades mais familiares. Tudo começa com o pressionamento do botão desligar – ou, no mínimo, o recurso “não perturbe”.
2. Solicite um horário de trabalho flexível
Alterar suas horas de trabalho pode ter um efeito enorme. Você pode querer começar mais cedo ou mais tarde, por exemplo.
Converse com seu gerente para ver se isso é possível. Pode abrir novas oportunidades para garantir que você possa passar mais tempo com seus entes queridos.
3. Faça uma nova rota de carreira
Se não for possível para novas horas de trabalho, uma mudança de carreira poderá abrir novas oportunidades.
Existem inúmeras novas oportunidades disponíveis para você. A caça ativa de novos papéis pode abrir um novo mundo para você. Afinal, muitas empresas modernas estão em sintonia com um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Seu próximo passo pode levar a um emprego melhor, além de mais tempo para passar com sua família.
4. Trabalhe remotamente
Obviamente, você pode melhorar drasticamente o equilíbrio entre sua vida profissional e a função de trabalhador remoto. Nem toda rota de carreira está aberta para isso. Mas se o seu setor é, você pode solicitar esta oportunidade com seu empregador atual.
5. Relaxe antes de ir para casa
Chegar em casa do trabalho sentindo-se estressado e infeliz só pode ter resultados negativos para sua família. Como tal, relaxe adequadamente antes de voltar para casa.
Faça uma viagem ao ginásio, por exemplo, ou dê um passeio pela área local. Faça algumas compras. Pegue um livro que deseja ler. Compre um presente para as crianças.
Desligar efetivamente antes de voltar pode desligar sua mente do trabalho. O resultado é um tempo de qualidade com sua família, em vez de um tempo de inatividade sabotado por estresse no trabalho.
6. Faça da sexta uma noite especial
Para muitos funcionários, a sexta-feira à noite sinaliza o final da semana. É uma data para aguardar com expectativa e estimar. Então, transforme-a em uma ocasião ultra-especial – aquela que você pode esperar ao longo da semana.
Se você adicionar várias atividades de relaxamento ao seu calendário a cada semana, verifique se a sexta à noite é uma prioridade. É uma chance de comemorar o fim de semana. E você pode começar com algumas atividades em família – uma noite de cinema, por exemplo, ou uma refeição fora. Isso define o cenário para o seu fim de semana.
Confira o artigo sobre como viver sua melhor vida a partir de hoje.
7. Fale sobre algo que não seja trabalho
Se sua vida gira em torno do trabalho e você luta para ter conversas sobre algo que não seja trabalho, você pode ampliar seus horizontes de conversação.
Não estou falando de fofocas, é claro, mas de pequenas instâncias que podem mudar a conversa sobre algo diferente do que está acontecendo no escritório.
Você pode dar passos na sua vida profissional para se relacionar com as pessoas, além de perguntar sobre o trabalho delas. Converse com seus colegas sobre a vida familiar deles, por exemplo, para encontrar um terreno comum. Tente estas dicas sobre Como conversar com pessoas quando você não tem nada a dizer para adicionar mais significado às suas conversas no trabalho.
8. Reduza seus níveis de estresse
O estresse afeta adversamente qualquer pessoa. Com o tempo, isso pode prejudicar sua moral e deixar você se sentir negativo. Combatê-lo com atividades positivas pode garantir que seu tempo com sua família seja gasto adequadamente.
Yoga é um exemplo, mas existem muitas outras opções. Confira técnicas simples de relaxamento para ajudar a reduzir o estresse em sua vida ocupada.
9. Veja a ocupação como ruim
É uma espécie de busca intelectual nos negócios modernos. Prove para os outros que você pode hackear uma enorme carga de trabalho. Essa é uma perspectiva defendida por personalidades como Elon Musk. Todos nós vemos isso nas notícias como definindo o que é “sucesso“.
Mas não importa o quão brilhante você seja, o descanso é essencial. De fato, se você estiver sobrecarregado com o trabalho, sua produtividade cairá. Sua saúde mental também será prejudicada.
Há uma escola de pensamento que também sugere que a ocupação é ruim para os negócios. De fato, agora há uma reação contra isso. No artigo da Scientific American Por que seu cérebro precisa de mais tempo de inatividade, é discutido:
Ao longo da história, as pessoas intuíram que essa devoção puritana à ocupação perpétua na verdade não se traduz em maior produtividade e não é particularmente saudável. E se o cérebro exigir um tempo de inatividade substancial para permanecer industrioso e gerar suas idéias mais inovadoras?
O tempo de inatividade reabastece as reservas de atenção e motivação do cérebro, estimula a produtividade e a criatividade e é essencial para alcançar nossos mais altos níveis de desempenho e simplesmente formar memórias estáveis na vida cotidiana. Uma mente errante desvenda-nos a tempo, para que possamos aprender com o passado e planejar o futuro. Momentos de trégua podem até ser necessários para manter a bússola moral em funcionamento e manter um senso de si. idéias mais inovadoras?
10. E finalmente … divirta-se mais
Concentre-se em garantir que a diversão se torne parte integrante da sua vida. Em vez de ficar atolado no estresse e nos compromissos de trabalho, encontre novas oportunidades para se concentrar.
Você pode começar olhando para facilitar a criação dos pais . Isso pode aliviar as pressões que você enfrenta ao lado de seu trabalho. Se você é o pai da paternidade, também entrará no trabalho se sentindo confiante e pronto para assumir seus projetos mais recentes.
Mas você também pode melhorar seus relacionamentos com atividades divertidas em família . Como mencionado acima, você pode voltar o foco para tornar os fins de semana o mais divertido possível.
0 Comentários